quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lambebotismo! Coisas do meu país


Na segunda-feira, 31 de Agosto, o Basílio Muhate inseriu uma mensagem no “Facebook” a incitar as pessoas a votar no partido Frelimo e no seu candidato presidencial, Armando Guebuza, a qual a considerei campanha e chamei o seu autor de lambe bota. Não se contendo, no dia 2 de Setembro, pela mesma via, ele inicia uma conversa comigo, para se esclarecer do meu posicionamento.

Eis a conversa que se desenrolou entre eu e ele, sem nenhuma altercão nem correcção. Acompanhe!

Basilio
Alvo, tudo bem ? Então achas-me um lambebotas pk ando a mobilizar o pessoal pra campanha ?

11:51amAlvo
se mobilizasses as pessoas para irem votar te consideraria um cidadao exemplar, o problema e tentares nos persuadir, ate antes do arranque oficial da campanha!

Basilio
para ti cidadão exemplar é aquele que não tem filiação partidária ?

11:53amAlvo
apenas sou contra militancia e fanatismo politico! cidadaos exemplares fazem escolhas racionais!
e tu mostraste ser fanatico!

Basilio
ohhh...oki agora percebo...és contra a militância. Mas não penses que os militantes ou os fanáticos não são cidadãos exemplares.
espero que não sejas contra pessoas mas sim contra ideologias...tenta exercitar isso poder-te-à ser útil um dia

Alvo
claro que nao sao, porque nunca julgam os factos de forma logica e racional, tendem sempre a ser cegos para satisfazer o seu ego politico!

11:57amBasilio
ok...é uma discussão filosofica que levaria muito tempo. Eu considero-me um cidadão exemplar na minha comunidade, no meu bairro, na familia, na igreja, no meu partido, na minha escola.

11:58amAlvo
o problema e que acredito que nao fazes cada coisa no seu lugar, carregas o partido para igreja, para o bairro e para a escola, se atendesses cada coisa no seu lugar ai sim, te consideraria exemplar!
quero dizer, nao fazes cada coisa no seu lugar!

12:00pmBasilio
tudo bem, se assim pensas é porque deves conhecer-me o suficiente para me avaliar e, Sendo assim, tenho que concordar contigo. não sou um cidadão exemplar.
agora, se não me conheces, seria bom procurares saber mais...antes de qualquer juízo de valor a meu respeito...acredito quen sejas um jovem sensato e bem educado o suficiente para tal.

12:03pmAlvo
nao quero que cocordes ou deixe de concordar, apenas quero que percebas e facas uma avaliacao logica e racional do meu discurso, se te atreveste a comecar a fazer campanha no facebook e porque tu carregas isso contigo para onde vais, razao pela qual afirmo nao fazes cada coisa no seu lugar!

12:05pmBasilio
LÓGICA E RACIONALIDADE são conceitos filosóficos...não gosto de discutir filosofia porque não é objectiva.Para a sua informação meu caro não comeceu a fazer campanha no facebook. Quando eu começar a fazer verás

12:07pmBasilio
Mas prontos, sou um fanático, um mau exemplo à sociedade, um partidário...enfim, falando filosoficamente, o mundo também precisa de loucos nem !!!

12:11pmAlvo
o problema e que eu estou muito preocupado com o estagio actual da sociedade mocambicana, onde tudo depende da vontade politica, isso reflecte o baixo nivel de educacao dos seus cidadaos, para saberem que tem direitos que nao precisam lamber botas para os ver satisfeitos, como ter um bom emprego, uma boa casa, reivindicar sem receios etc....

12:13pmBasilio
mas como é que vc vai resolver isso se vc considera os actores políticos de mau exemplo à sociedade ? Em toda a parte do Mundo a sociedade depende das vontades políticas.

12:14pmAlvo
ERRADO

12:14pmBasilio
Não discuto lambebotismo nem apostolos da desgraça. para mim esses são conceitos de quem não tem capacidade intelectual.

12:15pmAlvo
o que chamarias de capacidade intelectual?

12:15pmBasilio
em que país do mundo a sociedade não depende dos actores ? tens 1 exemplo ?

12:16pmBasilio
veja o conceito de intelectual em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelectual

12:18pmAlvo
wikipedia nao e o meu centro de consulta preferido, nao tenho credibilidade nele! nos paises ocidentais no geral, o interesse dos cidadaos, representados pela sociedade civil, ocupam um lugar importante nas decisoes sobre a vida da sociedade!

12:18pmBasilio
se wikipédia não serve procure as suas fontes sobre o conceito de intelectualidae.
12:20pmBasilio
de-me o exemplo de um país onde a vontade política não tenha peso...deixe de filosofar.

12:22pmAlvo
caro amigo, quando falo de ocidente refiro-me a paises como a Franca, Alemanha, onde algumas decisoes politicas sao abortadas pela sociedade civil quando em nada ajudam o cidadao!

Basilio
risos

amigo Alvo
Você daria um bom filosofo...

12:26pmBasilio
um dia desses convido-te para um café com amigos...bloggers ai falamos sobre mais assuntos...ok !
12:27pmAlvo
obrigado, o tempo esta mesmo apertado! divirta-se.

Basilio
ok...não faz mal...mas use o facebook para fazer amizades, nunca ao contrario...ok ?

Alvo
e o que estou tentando fazer!

12:32pmBasilio is offline.


8 comentários:

Shirangano disse...

Nao acho que a atitude do Basilio seja de um Lambebota, mas apenas um cidadao que busca uma forma de levar "agua ao seu moinho", ou melhor, defende os seus interesses politico-partidarios.

Bela discussao.
Um abraco!

El Patriota disse...

Viva caro Alvo.

Estive aqui a percorrer os teus lucidos escritos e percebi que, pelo menos, em termos de visao do pais, temos algo em comum. Parecer que te inquietas pelas mesmas razoes que as minhas. Eh caso para dizer que estas a crescer bem em sabedoria e conhecimento.

Es um daqueles jovens que nao se conforma com as insuficiencias da nossa patria. Eh a jovens como tu que eu respeito e estimo, continue a processar nesses moldes, concerteza que a historia se lembrara de ti.

Quanto ao Basilio, eu acho que esta fazer a sua parte como cidadao atento e preucupado consigo e com um pouco com o pais.

Um dos pressupostos basicos da democracia, preconiza que cada cidadao tenha direito de escolher um partido que acha poder representar os seus legitimos interesses.

Ate aqui, tudo bem. So que as coisas atingem a nausea quando as pessoas nao respeitam a liberdade dos outros, nao soa bem usar e aproveitar a internet para promover ideologias,ainda por cima mal paridas e sem entranhas de honetidade. Quem disse que todos nutrem simpatias com os partidos de turno? Mas nao te batas. Basilio esta tentar garantir um lugar no poleiro de qualquer organizacao publica ou privada no lustro que vem. Portanto esta fazer a sua parte. tu tambem devias fazer o mesmo, a tua parte e a tua maneira.

Do teu conterraneo nacional...
O PATRIOTA

Julio Mutisse disse...

Eu sou membro de um partido, identifico-me com ele (mesmo sem concordar com ele algumas vezes e não deixo de o dizer até publicamente), quero que outros adiram e acreditem nesse partido, votem nele e no seu candidato, quero saber Alvo: isso seria lambebotismo, militância e/ou fanatismo político?

Assumir me cristão, de uma igreja protestante, seria fanatismo religioso? É só uma comparação...

Reflectindo disse...

Acho que o Basílio pode fazer propagandas políticas ainda que ele é candidato a deputado da Assembleia da República. Isso só não é problema. Ele necessita isso.

Também acho do direito do Alvo de não concordar da forma como um candidato faz propagandas e neste caso o Basílio.

No caso de Basílio Muhate observo algumas coisas:

1. Parece que todo o amigo dele tem que votar na Frelimo e Armando Guebuza. Não me parece ter formas motivadoras... Aqui concordo com Alvo, para o Basílio primeiro é a Frelimo e Gubuza que lhe garantem o lugar para deputado e depois é que vem o país.

2. Não entendo o que tem o café dos bloggers com o assunto que se falava.

Meditabundo disse...

companheiros, estou lendo os vossos comentarios no meu blog. reconheco e muito que estes individuos sao necessarios na sociedade, a nossa batalha deve ser nao deixa-los fazer a sua ideologia (hipocrisia) dominar sobre todos e tudo, merecemos viver numa sociedade onde se possa andar com camisete de Daviz Simango, Afonso Dlakama, Yaqub Sibindy ou criticar qualquer coisa torta and so on... sem correr o risco de perder o cargo de Director disto ou daquilo, como tem acontecido com muitos dos nossos compatriotas. isso so podera acontecer se nao permitirmos que as pessoas vencam as eleicoes por 65, 70 80 ou 90 por cento, porque isso significa, para eles, que o pais e deles e por isso quem nao e deles nao deve viver com socego.

conto contigo nesta batalha! forca!

Reflectindo disse...

Caro Meditabundo

Concordo contigo quanto à necessidade de preservarmos a nossa democracia. 2/3 ou mais para a Frelimo têm que ser evitados. É perígosísmo e com o risco de SNASP voltar. Também esse resultado não será bom para muitos da Frelimo, pois muitos deles ganharam espaco gracas a Guerra civil, portanto quando a própria Frelimo foi apertada e não tinha a hegemonia política no país igual a de 1974-77. A verdade tem que ser dita.

Fanatico disse...

Lambe botismo é uma realidade no nosso Pais. Até os academicos são lambe botas. Até quando. Mas atençao! O Lambe botismo é conotado e atribuido aos astros no poder. Visao errada!
-na verdade mesmo na oposicao há casos de lambebotismo de estrema miopia. Se olharmos a retidaa/ exclusao ou expulsao de algumas figuras relevantes é porque nunca quiseral lamber botas de ninguem!
Lambe botismo virou uma moda. É um virus cultivado pelos compatriotas.
Lamentooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Funny

Fanatico disse...

Lambe botismo é uma realidade no nosso Pais. Até os academicos são lambe botas. Até quando. Mas atençao! O Lambe botismo é conotado e atribuido aos astros no poder. Visao errada!
-na verdade mesmo na oposicao há casos de lambebotismo de estrema miopia. Se olharmos a retidaa/ exclusao ou expulsao de algumas figuras relevantes é porque nunca quiseral lamber botas de ninguem!
Lambe botismo virou uma moda. É um virus cultivado pelos compatriotas.
Lamentooooooooooooooooooooooooooooooooo!